A função de um sistema de detecção de intrusão é alertar o proprietário e, principalmente, a central de monitoramento sobre qualquer violação de um ambiente protegido, seja residencial ou corporativo. Cabe à equipe operacional posicionada na empresa de monitoramento confirmar a veracidade da ocorrência e tomar as providências necessárias e acordadas com o cliente.
Dependendo do porte do local a ser monitorado e das necessidades de cada cliente, um sistema de detecção de intrusão pode variar de um conjunto simples de alarmes para uma residência ou apartamento a uma estrutura mais robusta para empresas e grandes empreendimentos, com outros sistemas como controle de acesso e iluminação.
O grande diferencial do sistema de detecção de intrusão em relação a outras soluções de segurança é seu caráter preventivo e reativo. Preventivo por conta da sua capacidade de inibição de crimes, devido, sobretudo, à presença de estruturas como cercas elétricas, sensores de movimento e alertas sonoros, entre outros.
Já o caráter reativo se deve à reação a uma possível invasão, pois ele reporta a ocorrência para uma empresa de monitoramento no exato momento em que ela ocorre e, assim, permite à central de segurança agir a tempo.
|